segunda-feira, 26 de maio de 2014

Atividades Desenvolvidas



Este ano as atividades iniciaram de uma forma diferente nós alunos tivemos a oportunidade de conhecer e estudar o Projeto Pedagógico da Escola , Regimento e o Plano de Ensino, com a intenção de localizar nos documentos o tema "Inclusão Digital" os dados levantados nesse estudo foram apresentados em forma de seminário para os demais colegas e supervisores do PIBID. Uma proposta diferente que teve um ótimo resultado  e que proporcionou um maior conhecimento sobre a escola em que atuo. 

CARACTERIZAÇÃO DA  ESCOLA

A escola Senador Alberto Pasqualini, localizada no município de Santo Augusto, situa-se no bairro Santo Antônio, Rua Francisco Alves Teixeira.O bairro é modesto, há algumas alternativas de lazer, apresentando diversidade religiosa e cultural, os valores da família são distintos, promovendo uma nova identidade.
A escola hoje atende alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação para Jovens e Adultos e Curso profissionalizante de Enfermagem.
   Possui Programas como:
Escola Aberta
Mais Educação
PIBID.

       Objetivos

Proporcionar aos educandos alternativas educativas para difundir diferentes saberes, visando a formação de sujeitos que atuem no meio social, buscando condições para melhor qualidade de vida.  Oportunizar os estudos para jovens e adultos de diferentes níveis sociais e faixar etárias.                       
Desenvolver uma educação fundada em valores humanistas: solidariedade, justiça social, honestidade responsabilidade e respeito as diferenças. Estimular garantir e oportunizar a participação dos segmentos democrática escolar
Metas
  Melhorar os índices de aprovação;
  Aumentar o IDEB da escola;
  Melhor a comunicação entre escola e família;
  Reduzir os índices de evasão escolar;
  Efetivar ações de inclusão;
  Reformular o currículo escolar.
Metodologia
Pretende-se desenvolver projetos  interdisciplinares, enfatizando as  habilidades e competências, através de:
  Aulas expositivas, práticas;
  Estudos dirigidos;
  Visionamentos;
  Produções;
  Pesquisa;
  Debates;
  Seminários;
  Palestras.

Visão da escola sobre o Laboratório de Informática

  Espaço aonde a tecnologia é  utilizada como instrumento de apoio ás áreas do conhecimento e seus componentes curriculares.
  Nesse sentido a informática na  escola passa a ser parte da resposta a questões ligadas a cidadania, buscando a compreensão do conhecimento como um todo integrado.
  Tem por objetivos que o aluno aprenda utilizando as tecnologias como ferramentas que apoiem no processo de reflexão e construção do conhecimento. Como estratégia cognitiva de aprendizagem.
Nossa Proposta!
  Projetos de Informática em forma  de  oficinas aonde poderíamos  atuar incentivando o
uso de praticas inovadoras, fazendo uso de recursos tecnológicos disponíveis.
  Utilizando softwares Educacionais adequado para cada faixa etária, abrangendo as demais áreas do conhecimento.
  Desenvolver o raciocínio lógico e cognitivo dos alunos.
  Ensinar a lógica computacional, ensinando programação  com o Scracth.
  Fazer um trabalho de divulgação do projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário