quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


  Há dois meses atrás tive a oportunidade de  ingressar como bolsista do programa Pibid na escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini. Cujo programa tem a intenção de viabilizar a inserção do licenciado em computação com o meio educacional possibilitando a troca de experiências  fundamentais para a formação docente do mesmo.
  A escola possui dois laboratórios de informática mas somente um esta em boas condições para o uso sendo assim  fica difícil receber todas as turmas devido ao pequeno espaço e pela falta de máquinas. Mas isso não significa que não possamos trabalhar com eles, pelo contrário estamos desenvolvendo atividades com os alunos do ensino fundamental. Neste curto espaço de tempo que estou interagindo com os alunos juntamente com o professor titular pude perceber que há uma certa relutância entre os mesmos que acham que um laboratório de informática serve apenas para jogar joguinhos, trabalhar  a temática estabelecida nem sempre é tão fácil quanto parece mas como um bom professor em formação busco cada vez mais ganhar meu espaço e conquistar a confiança destes, portanto trazemos para o ambiente escolar softwares educativos, ou seja, desenvolvemos atividades relacionadas ao conteúdo trabalhado na sala de aula sendo tratado de uma forma mais divertida para chamar a atenção do aluno e mostrar-lhe diferentes formas de assimilação do conhecimento.
  Como Já diz Paulo Freire no livro A Pedagogia da Autonomia “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção.”pág24. Dessa forma gosto de pensar que meu trabalho como docente deva partir de uma meta, não estou aqui para transferir conhecimento, estou aqui para acompanhar o desenvolvimento de cada aluno  como professora mas também como amiga.







Nenhum comentário:

Postar um comentário